Missão Pedagógica no Parlamento traz à Câmara professores de todo o Brasil

05/09/2012

Projeto objetiva rediscutir o papel do professor no país

No último mês de agosto, 54 professores de escolas públicas de todo o país estiveram na Câmara dos Deputados, em Brasília, participando do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que tem como objetivo oferecer aos docentes formação em Educação para a Democracia.

Além de conhecerem e socializar saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania, os professores puderam participar, em seguida, de módulos de educação à distância.

Os docentes que participaram do programa foram escolhidos por meio de processo seletivo aberto a profissionais atuantes nos ensinos fundamental e médio com relatos de experiências pedagógicas em que abordaram os temas democracia, cidadania, política e/ou poder legislativo. As despesas de deslocamento para Brasília estão sendo custeadas pela Câmara dos Deputados.
Entre os objetivos do programa Missão Pedagógica no Parlamento, destacam-se:
•    criar uma rede nacional de professores comprometidos com a inserção da democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras;
•    fornecer aos professores subsídios didáticos que contribuam para a inserção de temas relativos à democracia e à cidadania no cotidiano escolar;
•    criar um banco de projetos pedagógicos na área de Educação para a Democracia;
•    contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã, promotora e defensora da democracia brasileira.