Área Restrita

Brasil e França firmam parceria de concessão de bolsas de estudo

12/12/2012
Notícias
Institucional

 

Acordo visa ampliar as bolsas concedidas para estudantes dos dois países

 

Os governos do Brasil e da França vão ampliar a parceria para a concessão de bolsas de estudo para gradução e pós-graduação. Um memorando de entendimento será assinado hoje (11) pelos presidentes Dilma Rousseff e François Hollande (França), em Paris. Pelo acordo, em três anos, a França deverá receber cerca de 2 mil estudantes – nos níveis de doutorado e pós-doutorado.

A ideia é que os estudantes de doutorado e pós-doutorado tenham condições de optar por três modalidades de bolsas - doutorado-sanduíche, doutorado pleno e estágio pós-doutoral. As condições de envio e recepção dos bolsistas serão formuladas pelas agências de cooperação dos respectivos países.

O Ministério da Educação (MEC) informou que o objetivo da parceria é fortalecer as relações bilaterais na área de pesquisa científica, pois há um reconhecimento internacional da excelência das universidades francesas, principalmente em ciências básicas e engenharias.

De acordo com o MEC, os governos brasileiro e francês têm um trabalho de cooperação intenso nas últimas décadas. A parceria mais antiga é com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, que é dos anos 1970. Atualmente, a Capes mantém oito programas de cooperação internacional com a França.

Em 2011, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil firmaram com o Ministério das Relações Exteriores da França um acordo para a recepção de bolsistas brasileiros naquele país, na área de graduação. Ao lado dos Estados Unidos, a França é o país com maior número de bolsistas brasileiros.

Veja Também

02/04/2013
Institucional

mec-prorroga-prazo-de-renovacao-dos-contratos-do-fies

  Adiamento foi anunciado na última semana   O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) prorrogou até 30 de junho o prazo para renovação semestral dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) feitos entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2013. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Segundo o texto, os estudante têm até a mesma data para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.  Os pedidos deverão ser realizados via internet, por meio do SisFIES (Sistema...

17/04/2012
Institucional

professores-e-coordenadores-de-faculdades-recebem-capacitacao-em-ji-parana

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.     A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.   O palestrante traz como diferencial o fato de que ele próprio é elaborador de questões do...

05/02/2013
Institucional

numero-de-financiamentos-estudantis-pelo-fies-aumentou-140-em-2012-

  Foram mais de 368 mil novos financiamentos apenas no último ano   O número de contratos firmados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mais do que dobrou em 2012 em relação a 2011, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a pasta, em 2012 foram 368 mil novos financiamentos, enquanto em 2011, foram firmados 153 mil novos contratos, o que representa um aumento de 140%. O Fies permite ao universitário financiar de 50% a 100% das mensalidades de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais. Os juros são 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem