Área Restrita

Edital Vestibular 2013/1

15/01/2013
Notícias
Institucional

Confira o Edital

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2013


A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade e as condições em que se deu a autorização, as quais serão verificadas por ocasião do reconhecimento e das renovações de reconhecimento dos seus cursos, torna pública as normas a seguir, que regem o 2º Processo Seletivo - Vestibular 1º Semestre 2013, considerando as disposições do Regimento Geral e a legislação vigente que disciplina o ingresso nos cursos de graduação.


  1. I.Das Disposições Gerais

Art. 1º. O Processo Seletivo - Vestibular 1º Semestre 2013, de ora em diante nomeado apenas por Processo Seletivo, tem por objetivo selecionar candidatos para estudos de nível superior, nos cursos de graduação oferecidos pela UNIJIPA mediante prova que avalie conhecimentos comuns às diversas formas do Ensino Médio.

Art. 2º. O Processo Seletivo destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, bem como aos diplomados em nível superior.

Art. 3º. O Processo Seletivo será realizado por uma prova tradicional constituída de questões de múltipla escolha e redação.

Art. 4º. O Processo Seletivo, com duração total de 03 (três) horas, será realizado no dia 27 de Janeiro de 2013 a partir das 9h00min, na sede da UNIJIPA, situada à Rodovia RO 135, Km 01 – Ji-Paraná/RO. CEP: 76.900-970.


 II. Dos Cursos de Graduação, Atos Legais de Funcionamento, Turnos, Vagas, Duração e Locais de Funcionamento

 

Art. 5º. Os cursos de graduação, atos legais de funcionamento, turnos, vagas e duração estão identificados na tabela abaixo:


Curso

Autorização/
Reconhecimento

Turno

Duração

Vagas

Bacharelado em Administração

Portaria MEC nº 444 de 25 de Maio de 2007/

Portaria MEC nº 774 de 07 de Abril de 2011.

Noturno

08 Semestres

50

Bacharelado em Ciências Contábeis

Portaria MEC nº 445 de 25 de Maio de 2007.

Noturno

08 Semestres

50

Licenciatura em Pedagogia

Portaria MEC nº 443 de 25 de Maio de 2007.

Noturno

08 Semestres

50


Parágrafo único. Em função do cumprimento da carga horária dos cursos, a UNIJIPA poderá oferecer aulas ou realizar outras atividades aos sábados, durante o dia, independentemente do turno de funcionamento dos cursos, respeitado o calendário acadêmico.


  1. III.Da Inscrição

Art. 6º. A inscrição para o Processo Seletivo será realizada a partir da publicação deste Edital até o dia 25 de Janeiro de 2013 na sede da UNIJIPA ou pelo site www.unijipa.edu.br.

Art. 7º. A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de requerimento pelo candidato, responsável legal ou procurador, devendo ser declarado no formulário de inscrição a sua condição de ter concluído, ou estar concluindo o ensino médio até dezembro de 2012.

§ 1º. A inscrição somente será confirmada após o pagamento da taxa de R$30,00.

§ 2º. As informações prestadas no requerimento de Inscrição são de exclusiva

responsabilidade do candidato.

§ 3º. O recolhimento da taxa não garante a efetivação da inscrição se não cumpridas às demais formalidades previstas neste Edital.

§ 4º. Não haverá devolução de taxa de inscrição.

Art. 8. A inscrição do candidato poderá ser cancelada pela Instituição quando não forem cumpridos os prazos previstos neste Edital.

Art. 9. O candidato Portador de Necessidades especiais (PNE) que necessite de recursos especiais para realizar as provas poderá fazer a inscrição, sendo sua responsabilidade comunicar e solicitar a realização da prova para tal condição.

§ 1º. Esta solicitação deverá ser feita no ato da inscrição no Processo Seletivo.

Art. 10. Ao se inscrever no Processo Seletivo o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.


  1. IV.Da Prova


Art. 11.  A prova é elaborada tendo por base as informações, conceitos e conhecimentos próprios do Ensino Médio, levando-se em conta a Lei Nº 9394/96, avaliados por meio de:

Questões da Prova

Produção de texto (Redação)

40 pontos

10 Questões de Língua Portuguesa

20 pontos

05 questões de Matemática

10 pontos

05 questões de Física

10 pontos

05 questões de Química

10 pontos

05 questões de Atualidades

10 pontos

TOTAL

100 pontos

 

Art. 12. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido da cédula de identidade ou outra documentação de identificação com fotografia e validade legal, com 30 (trinta) minutos de antecedência, sendo vedada a sua entrada após a hora determinada para o início da prova.

§ 1º. Não será permitido o uso de calculadoras ou similares e aparelhos de comunicação, tais como: pager, telefones celulares, tablets, notebooks, entre outros equipamentos eletrônicos.

§ 2º. É de exclusiva responsabilidade do candidato a correta marcação da folha de respostas.

§ 3º. Serão canceladas as questões que apresentarem mais de uma alternativa assinalada ou eventuais rasuras que coloquem em dúvida à questão assinalada e/ou impossibilitem a correção.

§ 6º. Só será permitida a saída do candidato da sala da prova transcorridos 60 (sessenta) minutos do seu início.

§ 7º. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala e sair juntos quando o último candidato entregar sua prova ao monitor de sala.


V. Da Classificação e Convocação para a Matrícula


Art. 13. Será classificado o candidato que obtiver nota superior a 10 (dez) pontos nas questões de múltipla escolha e na prova de redação, ou seja, o candidato deverá atingir no mínimo 20 pontos para ser classificado no Processo Seletivo.

Art. 14.  A classificação para as vagas de cada curso se dará pela ordem decrescente dos desempenhos, definidos pela SOMATÓRIA das notas  das provas de Redação (40 pontos) e Múltipla Escolha (60 pontos).

Art. 15.  Na ocorrência de candidatos com igual Nota Final, o desempate será feito considerando-se os seguintes critérios, na ordem em que se encontram:

  1. a)Maior número de pontos obtidos na prova
  2. b)Maior número de pontos na prova objetiva;
  3. c)Candidato mais idoso;


Art. 16. O resultado deste Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 28 de Janeiro de 2013 às 13h00min, nos murais da UNIJIPA e no site www.unijipa.edu.br. 

Art. 17.  Não serão admitidas solicitações de revisão de prova, vistas de provas ou recontagem de pontos.

Art. 18. As matrículas deverão ser realizadas do dia 29 de janeiro até 02 de fevereiro de 2013 das 14h00min às 22h30min na sede da UNIJIPA.

§ 1º. Observada a classificação inicial, a UNIJIPA reclassificará os candidatos interessados no curso, em ordem decrescente de pontuação. Para tanto, chamará candidatos em número suficiente para preencher as vagas remanescentes.

 

VI. Da Matrícula


Art. 19. O candidato classificado que não efetuar matrícula no prazo estipulado no calendário de convocação constante do presente Edital será considerado desistente, perdendo o direito à vaga.

Art. 20. Por ocasião da matrícula, o candidato classificado e convocado deverá trazer 02 (duas) foto 3x4 recente e apresentar 01 (uma) cópia dos seguintes documentos:

  1. a)Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  2. b)Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  3. c)Certidão de nascimento ou casamento;
  4. d)Cédula de identidade;
  5. e)Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  6. f)Comprovante de Residência;
  7. g)Certificado militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino).

 

§ 1º. O candidato que até a data de matrícula não dispuser dos documentos indicados nas letras “a” e “b” deverá apresentar declaração assinada pelo Diretor da Escola atestando que concluiu o Ensino Médio.

§ 2º. O candidato que realizou estudos no exterior deverá apresentar, no ato da matrícula, prova de equivalência de estudo de ensino médio, emitida pela Secretaria Estadual de Educação.

§ 3º No caso de candidato estrangeiro será exigido cópia autenticada dos seguintes documentos:

  1. a)Registro Nacional
  2. b)Passaporte (Identificação e Visto na condição estudante, com período de validade para estadia no país);
  3. c)Decisão do órgão competente da Educação, com declaração equivalência dos estudos do ensino médio;
  4. d)Certidão
  5. e)Comprovante do endereço residência.

 

Art. 21. A matrícula somente será efetivada mediante:

  1. a)Apresentação dos documentos relacionados no artigo anterior;
  2. b)Pagamento da primeira mensalidado período letivo;
  3. c)Adesão formalizada ao Contrato Prestação de Serviços Educacionais, emitido pela UNIJIPA.

 

§ 1º. O candidato menor de 18 anos deverá comparecer acompanhado de seu responsável legal (pai/mãe ou tutor) para a assinatura do contrato deque trata a letra “c” do caput deste artigo.

Art. 22. À UNIJIPA é reservado o direito de não oferecer o curso se o número de matriculados não alcançar o mínimo de alunos para formação de uma turma, de acordo com a definição institucional, com devolução integral do valor pago na matrícula.


VII. Da Etapa Final do Processo Seletivo


Art. 23. Existindo vagas não preenchidas nos cursos, a critério da UNIJIPA, poderá ser realizada outra etapa do Processo Seletivo, a ser divulgado em edital específico.

Parágrafo único. À UNIJIPA é reservado o direito de realizar junção ou subdivisão de turmas, em aulas diferenciadas, com vistas ao melhor atendimento às necessidades didático-pedagógicas.


VIII. Das Disposições Finais


Art. 24. O início das aulas no 1º semestre letivo de 2013 será informado por ocasião da matrícula, nos termos do Calendário Acadêmico da UNIJIPA.

Art. 25. É facultado ao aluno matriculado solicitar cancelamento de matrícula e devolução de 70% do valor, devendo apresentar requerimento junto à Secretaria Acadêmica até 28 de fevereiro de 2013.

Parágrafo único. Após o cancelamento, a documentação entregue por ocasião da matrícula poderá ser devolvida, mediante solicitação e dentro do prazo de 30 dias, após o que, será descartada.

Art. 26. Casos omissos relativos ao Processo Seletivo em questão serão resolvidos pelo Diretor Geral da UNIJIPA, de acordo com a legislação pertinente.

Art. 27. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Ji-Paraná-RO, 01 de janeiro de 2013.

 

Rosangela Aparecida da Silva.

Diretora Geral

 

 


Veja Também

29/05/2017
Graduação

Acadêmicos de Enfermagem realizam projeto de extensão

Entre os dias 18 a 26 de maio, os alunos do 5º período participaram do projeto de extensão da Disciplina Educação em Enfermagem, acompanhados pela Prof. Emanoela Sousa e pela coordenadora Sonia Maria. As atividades ocorreram no Feirão do Produtor, Creche Cantinho do Céu, Escola Estadual Rio Urupá e Hospital Municipal de Ji-Paraná Os acadêmicos levaram informações sobre reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável aos visitantes e comerciantes do Feirão do Produtor; apresentações sobre saúde e sexualidade aos alunos e professores da Escola Estadual Rio...

10/07/2013
Institucional

athenas-lanca-curso-ead-para-docentes-do-grupo

Professores da FAP, FAPAN, UNIJIPA, Fameta e FSP já podem iniciar o curso No início da semana, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Athenas Grupo Educacional disponibilizou no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Grupo o curso de Athenas Virtual para Docentes com o objetivo de capacitar os professores das 5 faculdades que se utilizam da ferramenta desde o início de 2013. Michele Martines, Designer Educacional do Athenas e responsável pelo NEAD, conta que “o curso Athenas Virtual para Docentes nasceu dessa necessidade de articulação entre as ações adotadas pelo Athenas Grupo Educacional e no desenvolvimento e implementação da EaD e da formação dos professores...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem