Área Restrita

Número de financiamentos estudantis pelo Fies aumentou 140% em 2012

05/02/2013
Notícias
Institucional

 

Foram mais de 368 mil novos financiamentos apenas no último ano

 

O número de contratos firmados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mais do que dobrou em 2012 em relação a 2011, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a pasta, em 2012 foram 368 mil novos financiamentos, enquanto em 2011, foram firmados 153 mil novos contratos, o que representa um aumento de 140%.

O Fies permite ao universitário financiar de 50% a 100% das mensalidades de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais. Os juros são 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento começa 18 meses após a formatura. Durante o curso, o estudante paga, a cada trimestre, o valor máximo de R$ 50, referente a juros incidente sobre o financiamento.

Em novembro do ano passado, por meio de medida provisória, o programa recebeu um repasse de R$ 1,683 bilhão a mais para oferecer em crédito a estudantes que queiram ingressar em universidades particulares.

O Fies substituiu o Programa de Crédito Educativo em 1999 e financia o ingresso de estudantes em cursos de graduação de faculdades particulares com nota igual ou maior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os candidatos ao benefício devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes com renda familiar mensal bruta maior que 20 salários mínimos ou comprometimento menor que 20% dessa renda com educação não podem participar.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja Também

19/02/2013
Institucional

termina-prazo-de-matricula-para-segunda-chamada-do-prouni-

Candidatos não selecionados podem pedir inclusão em lista de espera   Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tiveram até esta terça-feira (19) para providenciar a matrícula nas instituições de ensino. No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros. Os candidatos não selecionados na segunda chamada podem pedir, nos próximos dias 24 e 25, a inclusão do nome na lista de espera do programa. A primeira convocação da lista de...

07/10/2013
Institucional

academicos-de-pedagogia-participam-do-festival-da-primavera

Evento foi realizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná.  No último dia 27 de setembro, ás 19h30, acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) participaram do Festival da Primavera, realizado no Teatro Dominguinhos e organizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná.No Festival, foi ministrada a palestra “A Chegada dos Negros no Vale do Guaporé; o protagonismo das mulheres na sustentabilidade nas comunidades quilombolas”, pela palestrante Esmeraldina Coelho, detentora do primeiro Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.Presente na ocasião, a Coordenadora de Pedagogia da Unijipa, Raquel Matos de Lima Bento, elogiou a...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem