Área Restrita

Nome limpo deixa de ser exigência para financiar faculdade

15/02/2013
Notícias
Institucional

Até o ano passado, pendências do tipo eliminavam candidatos

 

Estudantes com nome sujo na praça não terão mais restrição para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), programa federal voltado a universitários que estudam em instituições particulares. A nova regra vale também para quem precisa renovar o benefício. Até 2012, estudantes que não conseguissem comprovar `idoneidade cadastral` eram excluídos do programa.

Movimentos sociais reclamavam que a regra dificultava a inclusão de estudantes no ensino superior. Em novembro, a ONG Educafro encaminhou representação ao Ministério Público Federal exigindo a mudança. Segundo o documento, `tais exigências têm frustrado na prática a perspectiva de matrícula dos candidatos mais pobres`.

A Procuradoria dos Direitos do Cidadão analisaria o documento neste mês, mas o Ministério da Educação (MEC) se adiantou com a mudança. A nova norma foi oficializada em portaria do dia 28 de dezembro. `Eles foram sensíveis e promoveram um avanço para a inclusão, acabando com uma medida que impedia os mais pobres de chegar à universidade`, diz o diretor da Educafro, Frei David Santos.

Segundo o MEC, não há como informar quantos pedidos foram recusados e contratos interrompidos por conta das restrições cadastrais. Em 2011, levantamento do sindicato das instituições particulares (Semesp) estimou que cerca de 75 mil estudantes não conseguiam o atendimento por conta de problemas no cadastro.

Ainda há casos em que, ao saber da imposição, interessados simplesmente não procuraram o financiamento. O estudante e hoje desempregado Jeferson Silva Santos, de 24 anos, está com o nome sujo desde 2008 por causa de uma compra que, segundo ele, nem sequer fez. Santos conta que usaram seu CPF ilegalmente, resultando em um dívida de R$ 500, nome sujo no Serasa e um obstáculo para ser o primeiro de sua família a chegar à universidade. `Eu queria fazer o Fies, era minha chance. Mas com nome sujo seria perda de tempo e tive de adiar o plano`, diz.

Santos entrou com processo na Justiça, mas, pela demora, desistiu de esperar. Vai pagar a quantia e limpar o nome. Já o sonho da universidade começa a sair do papel. Ele conseguiu uma bolsa e começa a estudar Direito neste ano.

Garantia. O MEC informou que o texto da portaria passa a valer para contratos formalizados pelo Fundo Garantidor, assim como os seus respectivos aditamentos. Em 2010, o fundo foi criado para alterar uma regra que também dificultava a participação dos estudantes mais pobres: a exigência de fiador. A redução dos juros do financiamento, que hoje estão em 3,4% ao ano, é apontada como mais um avanço dessa política nos últimos anos.

De 2010 a 2012, o programa teve 603,5 mil contratos. Até ontem, 60,9 mil estudantes haviam conseguido financiamento. Os contratos representam R$ 29,1 bilhões desde 2010. O MEC espera que neste ano haja mais de 374,4 mil novas adesões, superando o registrado em 2012.

 

Veja Também

26/05/2015
Institucional

Começaram ontem as inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram ontem (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

16/01/2015
Institucional

Estudo aponta novas descobertas sobre a memória

Segundo trabalhos recentes realizados pelos pesquisadores da Universidade de Surrey (Inglaterra), fechar os olhos na hora de pensar ou recuperar alguma informação que dependa da memória, aumenta as chances dessa informação ser apurada com mais precisão. Na publicação da revista “Legal and Criminological Psychology”, 178 voluntários foram testados e aqueles que receberam um tratamento mais carismático por parte do entrevistador responderam de olhos fechados aos questionamentos propostos, obtendo 75% de eficácia nas informações coletadas. Os entrevistados que não receberam o tratamento diferenciado e foram simplesmente questionados, obtiveram apenas 41%.

16/05/2017
Institucional

Prova Presencial EAD será realizada na próxima quarta-feira

    Na próxima quarta-feira (17), acontece a Prova Presencial EAD 2017.1, realizada em todas as instituições de ensino do Athenas Grupo Educacional, sendo elas: Fameta, Fap, Fapan, Fsp e Unijipa. A prova será aplicada no horário normal das aulas, lembrando que a para os alunos que farão as duas provas no mesmo dia, a aplicação ocorrerá antes e depois do intervalo.   A Prova Presencial EAD 2017.1 será composta 10 questões de múltipla escolha. Para não haver problema com a correção da prova, o aluno precisa ter total atenção na hora de...

08/09/2016
Graduação

Curso de pedagogia participou da palestra “Problemas na Aprendizagem”

No último dia 05 de setembro, acadêmicos do 2º período do curso de Pedagogia da UNIJIPA, recebeu a Psicopedagoga Clínica Graciely Nunes Santana, acerca do tema “Problemas da Aprendizagem - Explicações tradicionais: Dislexia e TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”. As atividades foram supervisionadas pela Prof.ª Célia Galvão, atendendo aos trabalhos da disciplina de “Psicologia da Educação”.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem