Área Restrita

Início do ano é melhor época para garantir estágio

20/02/2013
Notícias
Institucional

Momento econômico após festas de final do ano contribuem para contratações

 

Especialistas em educação e emprego avisam que os primeiros meses do ano representam a época ideal para estudantes conseguirem estágios. Muitas vezes remunerados, eles representam uma oportunidade para estudantes conseguirem a primeira oportunidade de exercer na prática as funções que aprendem dentro das salas de aula nos colégios e nas faculdades.

O momento é favorável graças ao período de reorganização do orçamento, comum às empresas durante o começo do ano. Aliado à este fator está o bom momento econômico proporcionado pela proximidade com as festas de final de ano – o melhor período para o mercado.

 

Por esses fatores, muitos jovens universitários recebem oportunidades de estágio nesta época porque, na prática, é quando as empresas tem maior facilidade encaixar novos colaboradores ao seu corpo de funcionário.

 

Porém, nesta modalidade de relação trabalhista, além de ganhar experiência, os estudantes também são amparados pela lei, que garante alguns direitos semelhantes aos dos trabalhadores com carteira assinada. A empresa não pode colocá-los em lugares insalubres e é obrigada a pagar o auxílio-transporte.

 

DICAS PARA CONSEGUIR UM ESTÁGIO - Para quem está em busca do primeiro trabalho, as redes sociais podem funcionar como uma vitrine. Já existem diversos relatos de processos seletivos no qual o desempate incluiu a análise do comportamento dos candidatos em ambientes virtuais. “As empresas não querem apenas estagiários que entendam as questões técnicas, mas buscam jovens que colaborem e se atualizem dos fatos que ocorrem no mundo, no seu país, na sua cidade”, alerta Arevolo, que listou a seguir sete dicas para quem está em busca de um estágio.

1. Seja conectado. Use as redes sociais ao seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são suas áreas de interesse, seus conhecimentos e até atividades extracurriculares como esporte, vida cultural e lazer.

2. Esteja antenado. Acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

3. Conheça e selecione a empresa onde você gostaria de trabalhar. Se ela vai te escolher, você precisa tomar essa decisão antes. É recomendado selecionar somente empresas com as quais você se identifica para se candidatar, ao invés de disparar currículo sem critérios de identificação.

4. Mantenha coerência na sua vida real e virtual. Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo, as mentiras criam situações que você não pode resolver.

5. Fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

6. Demonstre motivação. Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.

7. Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

 

Veja Também

05/08/2014
Graduação

Aluna de Enfermagem é a primeira estudante "Gavião" da UNIJIPA

Aos 22 anos, Anaíndia atualmente reside na zona urbanizada de Ji-Paraná com a mãe e a irmã para que possam tornar mais acessível a conclusão de seus estudos. Segundo a acadêmica, a escolha da graduação de Enfermagem da Unijipa foi graças à boa reputação da instituição."Estou fazendo enfermagem na Unijipa porque é uma ótima instituição e está em crescimento, além de disponibilizar o FIES, fazendo com que tenhamos mais facilidade em ingressar na instituição”.

20/11/2017
Graduação

Acadêmicos de Pedagogia visitam o Lar do Idoso Aurélio Bernardi

Na manhã do último sábado (18), acadêmicos do 3º e 4º período de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, acompanhados pelo Prof. Me. Luciano Osmar e pela coordenadora do curso, Prof. Célia Maria, visitaram o Lar do Idoso Aurélio Bernardi.   A atividade fez parte da disciplina de Jogos, Recreação e Lazer, pois esta tem, como um dos objetivos, estabelecer interação entre teoria e a prática fora do espaço educacional. Os alunos e professores organizaram atividades de acolhimento, de oração, reflexão e cânticos com a colaboração...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem