Problemas para se relacionar podem atrapalhar vida na faculdade

13/03/2013

Pesquisas apontam que relacionamentos interpessoais ajudam no desempenho acadêmico

A mudança da escola para a faculdade é cheia de percalços. A escolha da profissão, a `via crucis` do vestibular, a decisão de sair ou não da casa dos pais. Desafios que fazem desse um momento de transição na vida do jovem. E quando finalmente se chega na universidade, podem surgir outros problemas, como a dificuldade de se enturmar em um ambiente novo e altamente competitivo.

Segundo Alessandra Turini Bolsoni Silva, professora de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), pesquisas mostram que estudantes com dificuldade de fazer amigos e de se inserir no novo grupo de colegas podem ter seu desempenho acadêmico prejudicado. `Se a socialização e o desempenho ficam prejudicados, a probabilidade de abandonar o curso também é bastante alta`, diz a pesquisadora.

Alessandra observa que a chegada na faculdade representa uma transformação significativa na rotina do estudante, o que traz obstáculos adicionais para a sociabilidade. `Essa mudança implica em ter que cuidar das próprias coisas, interagir com pessoas que não conhece, deixar de estar com os pais e com o namorado todos os dias. Não é simples`.

O psicoterapeuta Leo Fraiman alerta que o estudante deve ter calma na hora de se enturmar, para evitar comportamentos que incomodem ou causem antipatia nos demais colegas. `Da mesma forma que uma pessoa leva anos para formar seus amigos na escola, há todo um processo para formar laços de valor na vida universitária Isso leva tempo, até mesmo para encontrar pessoas com valores afins aos seus`, afirma.

Fraiman aponta cinco dicas para uma boa integração na chegada à faculdade, no A-E-I-O-U das relações:

A de afeto - Ser afetuoso, gentil e bem educado sempre abre portas

E de entusiasmo - Ser aquele que se empolga com as aulas e atividades mostra que você não será qualquer um, e isso atrai gente boa por perto

I de inteligência - Quem lê, se interessa, mostra saber a importância do bom rendimento, ganha pontos com os bons colegas e ainda abre mais portas de empregabilidade

O de organização - Seja disciplinado, mantenha uma boa rotina de estudos e seja focado e estar entre os 5 primeiros de sua turma, ajudando, claro, aos demais. Seu espaço no mercado começa com atitudes assim

U de ultrapassar limites - Vá alem, leia os livros indicados na íntegra, entre na internet e estude as aulas antes mesmo delas serem ministradas para participar proativamente. Isso é charmoso e garante uma visibilidade diferenciada, como aquele que se torna `ú`til de estar por perto.

Fonte: UOL Educação