MEC prorroga prazo de renovação dos contratos do Fies

02/04/2013

Adiamento foi anunciado na última semana

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) prorrogou até 30 de junho o prazo para renovação semestral dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) feitos entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2013. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Segundo o texto, os estudante têm até a mesma data para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.

Os pedidos deverão ser realizados via internet, por meio do SisFIES (Sistema Informatizado do Fies)

O Fies permite ao universitário financiar de 50% a 100% das mensalidades de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais.

Os juros são de 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento começa 18 meses após a formatura. Durante o curso, o estudante paga, a cada trimestre, o valor máximo de R$ 50, referente a juros incidente sobre o financiamento.