Área Restrita

20 de maio, Dia da Pedagogia

20/05/2013
Notícias
Institucional

Por Luciano Menezes, Departamento Pedagógico do Athenas Grupo Educacional

Ser pedagogo é uma profissão fundamental em várias instancia e segmentos da sociedade. Por vezes, porém não é valorizada por um plano político educacional em nosso país.

Hoje registramos e felicitamos o dia do pedagogo. A profissão de ser pedagogo que vincula a arte e a beleza do ensino aprendizagem para todos os envolvidos da educação.

A letra “P” de professor, pedagogo, profeta, pai, pátria, participação... pão, produção. Sim! Aquele que ajuda a produzir o pão de cada dia para nossa necessidade. A palavra companheiro significa aquele que compartilha o pão. O pedagogo, podemos dizer que ajuda alimentar na elaboração da própria produção do pão de cada dia, em vista de partilhar o pão com os outros. Assim, em outras palavras, realimenta a fome dos alunos, sem luz, sem voz, sem vez, sem pão, sem conhecimento. A função do pedagogo é de redefinir caminhos tomando o discente pela mão, apontando novos horizontes para a busca do próprio sustento e da autonomia. Ou seja, o aluno deve florescer alternativas que emergem no seu bojo e, sobretudo nas entranhas subjacentes do seu íntimo o educare em que no latim que dizer tirar de dentro as soluções no pensar, sentir e agir para resolver problemas, ou as dúvidas que a vida for apresentando.

O pedagogo tem sua função e atribuição de ser apoio, facilitador, mediador, agente do conhecimento para que os alunos possam emergir alegria, força, vontade de manifestar novos propósitos de esperança, um futuro mais promissor para as crianças e jovens de nossa sociedade.

O Athenas Grupo Educacional deseja a todos os pedagogos muitas felicidades, porém a luta, garra, força, vontade de mudar e de fazer transformações na civilização, pautadas no amor e na entrega solidária das pessoas por uma vida mais digna, fraterna e justa.

A bandeira do pedagogo não pode ficar guardada, parada, escondida. Deve está estiada e levantada, sabendo que às vezes o vento forte sopra ao contrário. Mas, a atitude de ser resiliente nos impasses dos opositores nos frustra cada vez mais. Entretanto, a meta de ser persistente deve ser impulsionada no foco dos novos indicadores educacionais essenciais para continuar na marcha da vitória.

Se pensarmos na pedagogia da letra “D” na prática do Docente (Pedagogo) que são: disciplina, desprendimento, determinação, dedicação são palavras que impulsionam o projeto de vida do pedagogo.

A avalidação e valorização do pedagogo está no comportamento em saber sobre o  mundo em que vive. O posicionar, situar, analisar contextualizando a realidade com muita integridade, serenidade, sinceridade e liberdade de expressão para dar novos passos conscientes de uma nova aurora nas razões de nossas esperanças por uma cultura educacional solidária e revolucionária em ambos os aspectos da educação de nosso Brasil.

Parabéns a todos em que escolheram a nobre profissão de ensinar, cultivar e florescer conhecimento.

Professor Me. Luciano Osmar Menezes

Coordenação Pedagógica – Athenas

Veja Também

19/02/2013
Institucional

termina-prazo-de-matricula-para-segunda-chamada-do-prouni-

Candidatos não selecionados podem pedir inclusão em lista de espera   Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tiveram até esta terça-feira (19) para providenciar a matrícula nas instituições de ensino. No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros. Os candidatos não selecionados na segunda chamada podem pedir, nos próximos dias 24 e 25, a inclusão do nome na lista de espera do programa. A primeira convocação da lista de...

11/07/2011
Institucional

unijipa-participa-de-desfile-de-abertura-da-exposicao-de-ji-parana

No último sábado (9), funcionários e alunos da Unijipa marcaram presença no desfile de abertura da Exposição Agropecuária de Ji-Paraná – Expojipa.     Em parceria com a Torqui Estruturas Metálicas, a Unijipa disponibilizou um caminhão para seus convidados, onde puderam assistir ao desfile em local privilegiado.   O diretor geral da Unijipa, Manoel Salésio, esteve presente na festa e contou que além da confraternização entre a comunidade universitária, a presença da Unijipa se deve a importância da data para Ji-Paraná. “É a festa mais tradicional da cidade. Praticamente toda a cidade está envolvida de alguma forma, por isso, como bons ji-paranenses, nada mais...

18/09/2015
Institucional

Matemática é área mais preocupante para alunos da alfabetização, diz Janine

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostra que o maior problema das crianças do 3º ano do ensino fundamental é a matemática, área na qual 57% mostraram um nível inadequado de aprendizagem. “Em todas as faixas é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, disse hoje (17) à tarde o ministro da Educação, Renato Janine, na apresentação dos dados.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem