Área Restrita

Expectativa do MEC é que Fies financie 400 mil estudantes em 2013

27/05/2013
Notícias
Institucional

Programa segue tendência de crescimento dos anos anteriores

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firme cerca de 400 mil contratos este ano, segundo o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim. Em 2010, foram firmados 75,9 mil contratos. Em 2011, o número saltou para 153,5 mil até chegar, em 2012, a 368,8 mil.

Desde 2010, o pedido de financiamento pode ser feito em qualquer período do ano. Do total de 598,3 mil contratos firmados entre 2010 e 2012, o curso mais procurado é o de direito, com 94 mil contratos, seguido de administração (50 mil), enfermagem (47 mil) e engenharia civil (37 mil).

Aqueles que quiserem obter o Fies devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é pré-requisito para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010. Os interessados devem estar atentos ao prazo de inscrição do Enem, que termina às 23h59 de amanhã (27). Não é exigida uma nota mínima para receber o financiamento.

Os professores da rede pública de ensino do quadro efetivo matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam fazer o Enem para obter o financiamento. Nesse caso, será exigido comprovante dessa condição expedido pelas secretarias de Educação do Estado, do Distrito Federal, do município ou por escola federal.

O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

 

Veja Também

18/09/2015
Graduação

Acadêmico do 4º período de Enfermagem da UNIJIPA ministrou a palestra “Os riscos de realizar Tatuagens"

O acadêmico Wendril da Cruz Tomé, do 4º período do curso de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), ministrou a palestra “Os riscos de realizar Tatuagens". Tendo como público alvo os adolescentes do município de Ji-Paraná (RO), a atividade ocupou as dependências da Unidade Socioeducativa (SEJUS), atendendo a agenda da campanha de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior.

20/08/2013
Institucional

athenas-educacional-recebe-uma-das-mais-conceituadas-consultorias-do-pais

Diretores, funcionários e coordenadores reuniram-se no último fim de semana Coordenadores, funcionários administrativos, diretores e direção-geral das unidades que compõem o Athenas Grupo Educacional reuniram-se na última semana para o 2º encontro de Coordenadores Gestores realizado em parceria com a consultoria Hoper Educacional. Ao todo, mais de 70 colaboradores do Grupo participaram dos três dias de atividades (15,16 e 17) com os consultores da empresa paulista, tendo sido tratados temas como o Enade, Marketing Educacional e Gestão de Recursos Humanos, sendo este encontro o segundo e último módulo do curso que foi iniciado em maio de 2013. De acordo com o diretor-geral...

31/07/2013
Pós-Graduação

georreferenciamento

OBJETIVOS DO CURSO: Preparar profissionais para o uso de geodésica e topografia  voltadas para georreferenciamento, cartografia, sistemas de referencia, sistema de posicionamento global (GPS) e ajustamento, visando a capacitação e atualização de profissionais que pretendem se cadastrar junto ao INCRA para execução de georreferenciamento de imóveis rurais. PÚBLICO ALVO: Engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, engenheiro florestal, engenheiros agrimensores, engenheiros cartógrafos, engenheiros de geodésia e topografia, engenheiros geógrafos, engenheiros civis, engenheiros de fortificações e construções, engenheiros geólogos, engenheiros de minas, engenheiros...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem