Área Restrita

Musicalização e ludicidade na educação infantil

28/05/2013
Notícias
Institucional

Por Luciano Menezes

Durante muito tempo, acreditou-se que havia uma oposição entre brincar e aprender, até mesmo quando se tratava de educação infantil. Para aprender era preciso parar de brincar. Hoje, sabemos que, quando há estímulo à brincadeira, os resultados podem ser muito mais duradouros e profundos. A brincadeira é o caminho do desenvolvimento na infância.

Muitas pesquisas recentes em psicologia e pedagogia demonstram que, quando se criam ambientes altamente estimulantes, as crianças pequenas, com menos de 6 anos, desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente. Isso porque têm uma enorme sede de escutar, de olhar, de explorar, de imitar e, principalmente, uma enorme capacidade de aprender.

Isso é válido para atividades e áreas tão diversas quanto música, linguagem escrita, línguas estrangeiras, matemática, artes marciais e capoeira. Aos educadores cabe a tarefa de criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores para que essa capacidade de aprendizado das crianças seja devidamente explorada.

Em outro contexto, toda prática social exige o corpo. Cada Ser Humano traz em seu corpo as marcas de uma história de vida, do tempo e do lugar onde vive.

Foi por meio da prática corporal que os grupos sociais, ao longo de sua história, inventaram jogos, brincadeiras, esportes, danças ou ginásticas, que constituem um patrimônio cultural particular a esses grupos e da humanidade como um todo.

Esse patrimônio merece ser conhecido, praticado e recriado permanentemente – usufruir é um direito social.

Com isto, pretende-se que a área do movimento e corpo seja uma oportunidade para que jovens, adultos e crianças possam praticar, viver, sentir, enfim, usufruir seu corpo. Ao mesmo tempo, espera-se que se apropriem da cultura corporal de movimentos, participando de sua recreação e dos processos de transmissão para as gerações mais novas ou para outros grupos sociais.

 

Prof. Me. Luciano Osmar Menezes

Departamento Pedagógico

Athenas Grupo Educacional

Veja Também

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem