Projetos Pedagógicos

20/06/2013

Por Luciano Menezes

Os projetos pedagógicos baseiam-se na aprendizagem do aluno no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisa e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compressões e reconstruções do conhecimento.

A mediação pedagógica do professor está no fazer e acompanhar o aluno em vista a propiciar ao aluno em sua aprendizagem entender seu caminho no cognitivo, afetivo, sua cultura e sua própria história de vida.

Os projetos requerem a postura refletiva e investigativa do professor na mudança na concepção de ensino e a aprendizagem do aluno. Além disso, o desafio para o professor norteia-se em viabilizar ao aluno um modo de aprender na integração entre conteúdos das várias áreas dos conhecimentos e com as diversas mídias educacionais.

O desenvolvimento de projetos articulados despertam nos alunos ações protagonistas do processo educacional e a razão de ser da escola.

O ato de projetar requer abertura e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

Ao professor elaborar projetos para viabilizar as criações de situações que propiciem aos alunos que desenvolvam seus próprios projetos. No entanto, permitir que o aluno aprenda-fazendo contextualizando conceitos conhecidos e novos selecionando informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confrontando de ideias enfim desenvolver competências interpessoais.

A pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade, sem que haja perda da identidade das disciplinas.

Considerando que nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados num determinado ano de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto.

Os projetos não podem ser uma camisa-de-força e engessando as práticas e as atividades pedagógicas. Em outras palavras, é necessário que o professor tenha em vista o compromisso educacional de saber o quê, como, quando, por que desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isto é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.

Prof. Me. Luciano Osmar Menezes faz parte da  Coordenação pedagógica do Athenas Grupo Educacional