Área Restrita

Projetos Pedagógicos

20/06/2013
Notícias
Institucional

Por Luciano Menezes

Os projetos pedagógicos baseiam-se na aprendizagem do aluno no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisa e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compressões e reconstruções do conhecimento.

A mediação pedagógica do professor está no fazer e acompanhar o aluno em vista a propiciar ao aluno em sua aprendizagem entender seu caminho no cognitivo, afetivo, sua cultura e sua própria história de vida.

Os projetos requerem a postura refletiva e investigativa do professor na mudança na concepção de ensino e a aprendizagem do aluno. Além disso, o desafio para o professor norteia-se em viabilizar ao aluno um modo de aprender na integração entre conteúdos das várias áreas dos conhecimentos e com as diversas mídias educacionais.

O desenvolvimento de projetos articulados despertam nos alunos ações protagonistas do processo educacional e a razão de ser da escola.

O ato de projetar requer abertura e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

Ao professor elaborar projetos para viabilizar as criações de situações que propiciem aos alunos que desenvolvam seus próprios projetos. No entanto, permitir que o aluno aprenda-fazendo contextualizando conceitos conhecidos e novos selecionando informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confrontando de ideias enfim desenvolver competências interpessoais.

A pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade, sem que haja perda da identidade das disciplinas.

Considerando que nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados num determinado ano de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto.

Os projetos não podem ser uma camisa-de-força e engessando as práticas e as atividades pedagógicas. Em outras palavras, é necessário que o professor tenha em vista o compromisso educacional de saber o quê, como, quando, por que desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isto é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.

Prof. Me. Luciano Osmar Menezes faz parte da  Coordenação pedagógica do Athenas Grupo Educacional

Veja Também

04/06/2013
Institucional

lar-do-idoso-recebe-doacoes-de-academicos-da-unijipa

Caixas de leite doadas como inscrições do 2º SIAPRO foram entregues Na última semana (29), um grupo da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, composto pela diretora, Rosângela Aparecida; a Assessora de Pós-Graduação, Maria Aparecida Pacheco; a Secretária-Acadêmica Natieme Yamate e os alunos Leonice Guardia Mendes Ferreira e Leandro de Oliveira Mendes, estiveram no Lar do Idoso Aurélio Bernardi para entregar 50 litros de leite para os idosos que vivem na instituição. As caixas de leite doadas são uma parte das doações arrecadadas durante as inscrições do 2º Simpósio Acadêmico Profissional da UNIJIPA. De acordo com a Diretora da Unijipa, a doação das caixas de...

23/07/2015
Institucional

Alunos da rede pública do país recebem medalha de ouro em matemática

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse hoje (20) que quanto mais o Brasil for um país justo e proporcionar oportunidades, mais livres serão os jovens para escolher seus caminhos profissionais, pessoais e de inteligência. Janine se dirigia aos alunos premiados na edição de 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na cerimônia de entrega das medalhas no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro. “O mundo que se abre diante de vocês não é trivial. É um belo e grande mundo”, apontou.

20/05/2015
Graduação

Acadêmicos do curso de Psicologia da UNIJIPA visitaram o Lar do Idoso Aurélio Bernardi

Acadêmicos do 3º período do curso de Psicologia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná estiveram visitando o Lar do Idoso Aurélio Bernardi, no município de Ji-Paraná. A atividade foi realizada no dia 16 de maio, e contou com a supervisão dos professores da disciplina. A ação objetivou o diagnóstico por meio de observação, através de entrevistas e levantamento de dados sobre as demandas da instituição.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem