Athenas Grupo Educacional adere ao Google Apps for Education

19/12/2013

Projeto já foi estabelecido nas mais renomadas universidades do mundo.

O Athenas Grupo Educacional, no final de 2013, aderiu ao Google Apps for Education, que consiste em uma série de recursos desenvolvidos pelo Google e disponibilizado gratuitamente aos acadêmicos das instituições de ensino superior que compõem o Athenas através da abertura de uma conta Google.

A iniciativa se baseou na necessidade fundamental da comunicação dinâmica e ágil entre professores, instituição e colegas. Para isso, produtos com a chancela da maior empresa de tecnologia do planeta podem ser usados como importantes ferramentas no processo pedagógico-acadêmico das faculdades do Athenas Grupo Educacional.

Wesle Angélico, Diretor de Tecnologia de Informação do Athenas, explica que a iniciativa se amparou em uma necessidade crescente do Grupo quanto à gestão das informações acadêmicas geradas diariamente. “Percebemos que muitas das necessidades relacionadas à comunicação entre alunos, professores e coordenadores podiam ser sanadas com recursos desenvolvidos pelo Google e que atendiam exatamente as demandas de gerenciamento das informações pertinentes ao dia-a-dia acadêmico do nosso público”.

O Diretor de TI conta ainda que o processo de cadastro dos acadêmicos e professores é muito simples e rápido. “Basta que o interessado crie uma conta Google através da instituição, onde será fornecido um e-mail institucional com o nome da faculdade. Com esta senha ele poderá acessar uma enorme gama de recursos, com uma capacidade de armazenamento muito superior às contas Google comuns. Na prática nosso usuário terá acesso à recursos que o usuário comum da rede não possuem”, resumiu Angélico.

APOIO PEDAGÓGICO - Luiz Carlos Pereira, Diretor Pedagógico do Athenas Grupo Educacional analisa ainda os ganhos práticos que o Google Apps for Education trará aos acadêmicos. “Essas ferramentas vão permitir a colaboração entre todos e tornar o aprendizado mais rápido e eficiente. Com o Google Apps, alunos, professores e funcionários vão possuir uma conta de e-mail exclusiva, para criar, hospedar e compartilhar conteúdos, como trabalhos, provas, textos e vídeos. Também vão poder acessar ferramentas de mensagem instantânea, criar grupos e comunidades de interesses. Além disso, todos poderão ter acesso ao calendário de eventos da instituição, datas de provas, documentos, dentre outros serviços”, observa o responsável pelo Departamento Pedagógico do Athenas.

INSCRIÇÃO – O processo de solicitação da conta Google iniciará no início do próximo mês de fevereiro, através do próprio site da instituição. “No momento estamos finalizando a inserção de todo nosso corpo docente e colaboradores e já apresentando todas as facilidades que os recursos Google dispõem. No início do ano letivo também já estará disponível aos acadêmicos, através de um formulário de solicitação nos sites do Grupo”, arrematou o Diretor de Tecnologia de Informação do Athenas Grupo Educacional.