Curso de Psicologia da UNIJIPA promoveu mais uma sessão do Psico Cine

19/11/2015

No ultimo dia 12 de novembro, o curso de Psicologia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) promoveu mais uma sessão do Psico Cine. A atividade foi destinada para os acadêmicos do 4º período do curso, das 19h as 22h40.

De acordo com a Coordenadora do curso, Dayla Fiusa, o filme escolhido foi “Tarja Branca”, que posteriormente serviu de base para uma anologia das teorias estudadas através da matéria Psicopatologia I. “O nosso objetivo foi o de sensibilizar os acadêmicos para proporcionar maior reflexão de assuntos pertinente ao psíquismo.”, explicou Fiusa.

O FILME - O maior recheio do filme está nas entrevistas que moldam um determinado discurso, preparam uma defesa para o tema proposto. Pessoas de profissões das mais diferentes funções, pedagogos, artistas, humoristas, psicólogos etc. misturam depoimentos pessoais com análises distintas e instigantes. Todos parecem concordar que o brincar é a atividade raiz da infância. Trata-se de uma atividade soberba porque expressa a plenitude, a expansão, a liberdade, a unidade. É a primeira maneira de se ligação com o mundo social. Ela é, segundo um dos entrevistados, aquela água subterrânea que percorre todo o rio da vida que bebemos e de que dependemos. A proposta também escora-se nos adultos. Deve-se – por necessidade – resgatar a criança dentro de cada adulto. Não é uma tarefa simples, como procurar numa caixa velha uma ferramenta perdida, pois, na maior parte das vezes, nem percebemos o quanto nos tornamos sérios demais e ocupados demais para brincar não somente com os outros, mas com nós mesmos. Concluímos, ainda, nos anais da vã filosofia sobre “maturidade adulta”, que seriedade é sinônimo de competência e que brincadeira é sinônimo de imperfeição. A primeira é profissional e eficaz, enquanto a segunda é imprudente e desnecessária. Porém, não se trata de regressar ao estado infantil, de deixar que subam passivamente os vapores das saudades, mas de recompor o lugar e o momento dessas condutas perdidas.

“Em nome do curso de Psicologia eu agradeço pela participação de todos na atividade, isso sem sombra de dúvidas, complementa de forma diferenciada a futura formação dos nossos acadêmicos.”, finalizou a Coordenadora

Fonte: Carta Capital