Área Restrita

Curso de Psicologia da UNIJIPA promoveu mais uma sessão do Psico Cine

19/11/2015
Notícias
Graduação

 

No ultimo dia 12 de novembro, o curso de Psicologia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) promoveu mais uma sessão do Psico Cine. A atividade foi destinada para os acadêmicos do 4º período do curso, das 19h as 22h40.

 

De acordo com a Coordenadora do curso, Dayla Fiusa, o filme escolhido foi “Tarja Branca”, que posteriormente serviu de base para uma anologia das teorias estudadas através da matéria Psicopatologia I. “O nosso objetivo foi o de sensibilizar os acadêmicos para proporcionar maior reflexão de assuntos pertinente ao psíquismo.”, explicou Fiusa.

 

O FILME - O maior recheio do filme está nas entrevistas que moldam um determinado discurso, preparam uma defesa para o tema proposto. Pessoas de profissões das mais diferentes funções, pedagogos, artistas, humoristas, psicólogos etc. misturam depoimentos pessoais com análises distintas e instigantes. Todos parecem concordar que o brincar é a atividade raiz da infância. Trata-se de uma atividade soberba porque expressa a plenitude, a expansão, a liberdade, a unidade. É a primeira maneira de se ligação com o mundo social. Ela é, segundo um dos entrevistados, aquela água subterrânea que percorre todo o rio da vida que bebemos e de que dependemos. A proposta também escora-se nos adultos. Deve-se – por necessidade – resgatar a criança dentro de cada adulto. Não é uma tarefa simples, como procurar numa caixa velha uma ferramenta perdida, pois, na maior parte das vezes, nem percebemos o quanto nos tornamos sérios demais e ocupados demais para brincar não somente com os outros, mas com nós mesmos. Concluímos, ainda, nos anais da vã filosofia sobre “maturidade adulta”, que seriedade é sinônimo de competência e que brincadeira é sinônimo de imperfeição. A primeira é profissional e eficaz, enquanto a segunda é imprudente e desnecessária. Porém, não se trata de regressar ao estado infantil, de deixar que subam passivamente os vapores das saudades, mas de recompor o lugar e o momento dessas condutas perdidas.

 

“Em nome do curso de Psicologia eu agradeço pela participação de todos na atividade, isso sem sombra de dúvidas, complementa de forma diferenciada a futura formação dos nossos acadêmicos.”, finalizou a Coordenadora

 

Fonte: Carta Capital

 

Galeria

Veja Também

24/10/2013
Pós-Graduação

comissao-propria-de-avaliacao-20132-pedagogia

Pedagogia 2º Período - Prof. José Rodolfo Milazzotto Olivas- Prof. Luiz Ribeiro Medeiros- Prof. Norma Maria Coelho Vieira- Prof. Raquel Matos de Lima Bento- Prof. Rosângela Aparecida Silva Falqueto- Prof. Vilson Klein   6º Período - Prof. José Rodolfo Milazzotto Olivas- Prof. Jovelina Gomes Ladeira- Prof. Rogério Crivelaro- Prof. Rosângela Aparecida Silva Falqueto- Prof. Vilson Klein   7º Período - Prof. Jovelina Gomes Ladeira- Prof. Jusiany Pereira da Cunha - Prof. Raquel Matos de Lima Bento- Prof. Rogério Crivelaro- Prof. Rosângela Aparecida Silva Falqueto   8º Período - Prof. Jusiany Pereira da Cunha- Prof. Raquel Matos de Lima Bento- Prof. Rogério Crivelaro-...

24/05/2016
Graduação

UNIJIPA promoveu comemoração pelo Dia do Pedagogo

Comemorado anualmente no dia 20 de maio, O Dia Nacional do Pedagogo foi comemorado na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), em uma celebração especial realizada no último dia 23 de maio, nas dependências do Campus I da instituição. Estiveram presentes os alunos do curso de Pedagogia; os docentes Rosângela Aparecida da Silva Falqueto, Luciano Osmar Menezes, Vilson Klein, Andreia Pereira, Nilra de Souza Pinheiro Lôbo; a Coordenadora do curso, Célia Maria Peres Galvão; o Diretor Pedagógico Edimar Roberto de Lima Sartoro, e por fim, a Diretora da UNIJIPA, Rosângela Aparecida da Silva.

18/09/2015
Institucional

Matemática é área mais preocupante para alunos da alfabetização, diz Janine

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostra que o maior problema das crianças do 3º ano do ensino fundamental é a matemática, área na qual 57% mostraram um nível inadequado de aprendizagem. “Em todas as faixas é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, disse hoje (17) à tarde o ministro da Educação, Renato Janine, na apresentação dos dados.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem