UNIJIPA participou do III Encontro Pedagógico de Educação de Trânsito

04/04/2016

A Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA), através do curso de Pedagogia, esteve presente na terceira edição do Encontro Pedagógico de Educação de Trânsito, realizada nos dias 31 de março e 01 de abril nas dependências do Auditório da SEMED, no município de Ji-paraná (RO), em um trabalho conjunto do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET). O evento contou com a participação da comunidade, alunos do curso de pedagogia, da Polícia Militar, além dos Diretores de escolas públicas e particulares.

A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. E, por isso, devem ser passados de geração a geração. E esta não é uma tarefa muito simples e fácil. Pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores, empresários e as próprias autoridades percebam como atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas. Mas para mudar é preciso querer. E por que não começar a partir de nós mesmos? Com informação, educadores e estudantes podem iniciar os primeiros passos na educação para o trânsito e avançar em busca dessa consciência, comprometidos com a valorização da vida. Boas atividades educativas de trânsito são aquelas que podem ser desenvolvidas através de situações reais significativas e contextualizadas, que ativam a capacidade do aluno, dando ao professor a oportunidade de perceber o quanto ele já sabe e o quanto aprendeu sobre o tema.

Para a Coordenadora do curso, Célia Galvão, o encontro é necessário pois transmite para todos os educadores, assim como a comunidade em geral, não só conhecimento como também a conscientização acerca. “Vivemos uma realidade muito violenta no trânsito da nossa cidade, e esse encontro vem, justamente, na proposta de nos preparar cada vez mais para sermos agentes transmissores de boas práticas no trânsito.”, finalizou a Coordenadora.

Fonte: Trânsito Legal