Área Restrita

Aula prática de Química Tecnológica para Engenheiros

22/09/2016
Notícias
Graduação




No último dia 16 de setembro, acadêmicos do 2º período do curso de Engenharia Civil da UNIJIPA participaram de uma aula prática da disciplina de “Química Tecnológica”, supervisionada pela Prof.ª Natália Nunes.

“Na aula os alunos foram capazes de identificar os íons em soluções. A identificação dos íons e de suas propriedades é de extrema importância para a profissão de um engenheiro civil. Pois muitas vezes é da responsabilidade do engenheiro a escolha dos materiais utilizados em uma obra. Cada tipo de material possui propriedades específicas, e estas podem influenciar positivamente ou negativamente no material de engenharia que está sendo projetado. Essas propriedades são determinadas pela microestrutura deste material.”, explicou Nunes.

Para a Coordenadora do curso, Sergiana Coelho Nobre, as aulas experimentais trazem aos alunos conhecimentos práticos no ramo da engenharia. “A partir da disciplina de química, os acadêmicos serão capazes de identificar, por exemplo, a composição de argamassas e concretos, bem como a importância da dosagem correta das substâncias que as compõem. A química está em tudo e se aplica à engenharia de maneira fundamental. A começar pelo concreto, matéria prima do engenheiro, a reação exotérmica que transforma areia, cimento e água em uma massa rígida capaz de suportar pesos enormes é pura química, a transformação do minério de ferro em aço também, mas objetivamente, numa época onde os materiais se desenvolvem rapidamente e as opções são muito grandes, é preciso conhecer a origem química dos mesmos de modo a bem aplicá-los no local indicado de acordo com as condições do ambiente, explicou a coordenadora do curso. Vamos adiante, buscaremos sempre incrementar as atividades práticas, de modo a trazer ao aluno o máximo da absorção do material teórico, finalizou Nobre.”, finalizou a Coordenadora.




 

Galeria

Veja Também

04/12/2017
Institucional

Vestibular agendado: como funciona?

No processo seletivo 2018.1, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) modernizou e ampliou as formas de ingresso para seus futuros alunos, trazendo para a região a forma mais atual de processo seletivo. Agora os interessados em ingressar na Unijipa podem agendar suas provas através do site www.vestibularunijipa.com.br, para a data e o horário que for mais cômodo, de segunda a sexta-feira entre 15h30 e 19h30, e sábado das 9h às 13h, exceto domingos e feriados.   Ao comparecer na instituição para realizar o vestibular agendado, o candidato será recebido por uma equipe especializada e poderá fazer...

05/05/2011
Institucional

historico

Fundada em agosto de 2007, oferecendo as graduações em Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, a UNIJIPA (Faculdade Panamericana de Ji-Paraná) teve como princípio básico fornecer cursos de graduação de qualidade observando as condições econômicas e os aspectos regionais da população de Ji-Paraná.   Com um corpo docente formado por profissionais com carreiras reconhecidas na região, a UNIJIPA conseguiu fixar-se no segundo maior mercado de Rondônia, tendo em pouco mais de 3 anos obtido grande satisfação dos seus alunos e reconhecimento de sua qualidade, prova disso são os bons índices alcançados pela instituição no Conceito Preliminar de Curso, aferido pelo...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem