Área Restrita

Curso da UNIJIPA promoveu Palestra Vivencial sobre o Holocausto Brasileiro

17/10/2016
Notícias
Graduação




No último dia 11 de outubro, ocupando as dependências da UNIJIPA, aconteceu uma palestra vivencial promovida pelo curso de Psicologia sobre o Holocausto Brasileiro, contando com a participação da Sr.ª Laci Gonçalves Coelho Ramos, mãe da acadêmica Ana Paula Coelho Ramos Ademar Alves de Lima; Mirian Gabriela; Elizângela Codinhoto, Lilian Vanessa Gusmão, incentivadora do evento; Coordenadora Pedagógica, Simone França e por fim, a Coordenadora do curso de Psicologia Rosângela Martins.

“Em comemoração da Semana da Saúde Mental, esteve presente a Sr.ª Laci Gonçalves Coelho Ramos, mãe da acadêmica Ana Paula Coelho Ramos, do quarto período de Psicologia e filha de funcionários do Colônia, antigo manicômio de Barbacena, interior de Minas Gerais. A palestrante relatou os mais diversos maus tratos e atrocidades vivenciados no início da década 70 por centenas de pessoas que habitavam o Colônia, sendo em sua grande maioria sem diagnóstico psiquiátrico. Fala-se aqui de mães solteiras, epiléticos, pessoas com episódios de tristeza, jovens grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que os maridos pudessem coabitar com suas amantes, crianças com aparentes problemas psiquiátricos, e todos os quais se encontravam à margem da sociedade. A história macabra da nossa sociedade é contada no livro da jornalista Daniela Arbex, datado de 1ª edição em maio de 2013. Nele, narra-se a rotina do hospício, onde em 1961 foi contada na revista O Cruzeiro, pelo fotógrafo Luiz Alfredo e pelo repórter José Franco. O título da matéria era: “A sucursal do inferno”. Em 1979, o repórter Hiram Firmino e a fotógrafa Jane Faria publicaram a reportagem “Os porões da loucura”, no Estado de Minas. O documentário “Em nome da razão”, de Helvécio Ratton, filmado em 1979, tornou-se um símbolo da luta antimanicomial. Durante a explanação da palestrante, foi possível verificar várias fotos da época, bem como um vídeo resumido do documentário supracitado.” Explicou a Coordenadora Martins.

Rosângela ainda fez considerações finais acerca dos pontos relevantes da palestra. “Os acadêmicos do 2º, 4º e 6º período do curso de Psicologia tiveram seus questionamentos e impressões acolhidos e respondidos pela Sr.ª Laci. Próximo ao término do evento, a turma do 4º de Psicologia e também a mentora do evento, apresentou, de forma brilhante, um ensaio literário sobre o tema, finalizando com a distribuição de brindes confeccionadas pelos acadêmicos. O evento proporcionou além de fortes reflexões a respeito da temática apresentada, um contato extraordinário e participação maciça entre os acadêmicos.”, finalizou a Docente.



 

Galeria

Veja Também

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem