Alunos ministram oficina Terapêutica de Plantas Medicinais

26/09/2017

Nos dias 11, 18 e 25 de setembro, os alunos de Farmácia e Enfermagem, ministraram oficinas terapêuticas de plantas medicinais, realizadas no auditório da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná (SEMUSA). Os acadêmicos estiveram acompanhados pelo coordenador do projeto, Prof. Ely Eduardo, e pela coordenadora de Farmácia, Prof. Caroline Klein.

Os três dias de oficinas foram realizados com os idosos de Ji-Paraná. No evento, levaram várias espécies de plantas medicinais e apresentaram para os participantes, com orientações sobre o uso e os cuidados. Também explicaram sobre a forma correta de preparo de chás e xarope caseiro, bem como o uso tópico de algumas espécies. A participação dos idosos foi fantástica, pois muitos levam quase todas as plantas para cultivá-las em casa e relatam suas experiências com o uso de plantas medicinais.

A importância desse evento é, principalmente, pelo horto medicinal que está sendo desenvolvido na UNIJIPA. O qual foi apresentado juntamente com a proposta de criação do programa de distribuição de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na rede pública de saúde do município de Ji-Paraná. Essas oficinas colaboram para o projeto de educação da população quanto ao uso correto das plantas medicinais. Portanto, essas oficinas, são parte do projeto Farmácia Viva e visa a educação continuada do uso correto de plantas medicinais.