Área Restrita

Pedagogia

05/05/2011
Notícias
Graduação

Autorizado – Portaria 443 de 24/05/2007, publicada no D.O.U. em 25/05/2007.


Pedagogia   

Duração: 08 semestres
Carga Horária Total: 3200 horas
Turno: Noturno
Vagas: 100
Grau: Licenciatura em Pedagogia
Modalidade: Presencial
Coordenador: Raquel Matos de Lima Bento                                      Mensalidade: R$ 415,80 (com desconto pontualidade R$ 332,64)

 

 

A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático do ato educativo e de sua práxis pedagógica concreta, respeitando a diversidade humana, tornando viável o fazer, o sentir e o pensar deste processo, a partir das bases epistemológicas das várias ciências. Nesse contexto, visa ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, nas instâncias educacionais formais e informais. O curso destina-se à formação do pedagogo preparado para atuar como professor, pesquisador e gestor educacional, desenvolvendo um currículo estruturado em base de rede de saberes contextuais. O papel do pedagogo, hoje, é bastante amplo.

Cabe a ele, por exemplo, atuar na formação de professores e no planejamento e funcionamento de cursos, escolas e instituições de ensino de uma forma geral. É o único profissional habilitado - por lei e formação - a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de poder atuar em atividades de pesquisa.   


Mercado de Trabalho

O profissional pedagogo, professor e gestor educacional pode atuar no desenvolvimento de estudo e pesquisa sobre o ato educativo na educação escolar, familiar, laboral, social, associada à saúde, e no apoio a estas atividades, mediante aula, avaliação, diagnóstico pedagógico, intervenção, curso, palestra, assessoria, consultoria, parecer técnico, projeto, orientação e administração. São espaços mercadológicos para o pedagogo trabalhar: escola pública e privada, empresa, creche educacional, entidade filantrópica, clínica de reabilitação, meios de comunicação, clubes de lazer, setor infanto-juvenil de hospital etc. 


Nosso curso de Pedagogia

Nas aulas da graduação em Pedagogia da UNIJIPA, serão formados profissionais aptos a produzirem conhecimento e cultivar o saber humano, com vistas a uma habilitação que os capacite a trabalhar com alunos da educação infantil e das series iniciais, na formação de professores quando atuando no Curso Normal do Ensino Médio e, planejamento execução coordenação, acompanhamento e avaliação das tarefas próprias das instituições escolares ou de instituições não escolares ou não formais de alguma forma ligadas a formação intelectual na formação de indivíduos.

 

Matriz Curricular


Contato

pedagogia@unijipa.edu.br

(69) 3903-1500

Veja Também

09/10/2017
Institucional

Prova Athenas 2017.2 será aplicada na próxima segunda-feira (16)

Na próxima segunda-feira (16), será realizada a Prova Athenas 2017.2, em todas as instituições do Athenas Grupo Educacional, sendo elas: FAMETA, FAP, FAPAN, FSP e UNIJIPA. A prova iniciará às 19h e terminará às 22h. Vale lembrar que a tolerância máxima para os estudantes entrarem em sala é de 15 minutos, portanto, a partir de 19h15 não será mais permitido que o aluno faça a prova. Totalizando aproximadamente nove mil avaliações, a Prova Athenas 2017.2 terá 243 versões. Nelas foram utilizadas mais de duas mil questões diferentes. Para não haver...

15/03/2017
Graduação

Conselheira Federal de Farmácia oferece palestra na Unijipa

Na última quarta-feira (8), os alunos do terceiro e quinto período do curso de farmácia tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Metodologia Da Apuração do Exercício Ético Profissional”, ministrada pela Conselheira Federal de Farmácia, Dra. Lérida Maria dos Santos Vieira.     Na ocasião, os principais temas abordados foram os desafios, conquistas e novidades para a profissão farmacêutica no estado de Rondônia. A palestra sanou dúvidas em relação a obrigatoriedade do farmacêutico nos locais de trabalho, piso salarial, novas áreas...

28/01/2013
Institucional

prouni-tem-159-mil-candidatos-pre-selecionados-para-bolsas-de-estudo

Bolsas integrais são mais de 70% do total. Um total de 159.177 candidatos foram pré-selecionados na primeira convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni), divulgada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram 107.575 selecionados para bolsas integrais e 51.602 para as parciais. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Nesta primeira edição de 2013, o programa ofereceu 162.329 bolsas de estudos e registrou pouco mais de 1 milhão de inscritos. Após essa primeira chamada, 3.152 bolsas não foram preenchidas. Segundo o...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem