Área Restrita

Aluna de Enfermagem é a primeira estudante "Gavião" da UNIJIPA

05/08/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Nas últimas décadas, o número de indígenas que ingressam no Ensino Superior tem aumentado no Brasil. Atualmente estima-se o número de universitários de origem indígena seja cerca de dez mil entre cursos regulares ou licenciaturas interculturais, em instituições públicas, comunitárias e privadas.
Na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), o acesso da população indígena ao Ensino Superior já se fez notar. A Acadêmica de enfermagem Anaindia Pahgav Kahv Sebirop Rodrigues da Silva Gavião, da etnia Gavião, iniciou neste semestre o seu 3º período na instituição.
Aos 22 anos, Anaíndia atualmente reside na zona urbanizada de Ji-Paraná com a mãe e a irmã para que possam tornar mais acessível a conclusão de seus estudos. Segundo a acadêmica, a escolha da graduação de Enfermagem da Unijipa foi graças à boa reputação da instituição. "Estou fazendo enfermagem na Unijipa porque é uma ótima instituição e está em crescimento, além de disponibilizar o FIES, fazendo com que tenhamos mais facilidade em ingressar na instituição”.
Anaíndia conta ainda que a instituição oferece uma opção mais viável ao público que é a graduação noturna em Enfermagem. “Sempre me identifiquei com o curso mas não era possível conciliar os compromissos e os horários das aulas. Quando o curso iniciou no ano passado, aproveitei esta oportunidade”, explicou.

INCLUSÃO – Aproveitando o exemplo da acadêmica Gavião, a Diretora da Unijipa, professora Rosângela Aparecida, explica que a instituição tem no FIES o seu principal programa de inclusão de todos os estratos sociais nas fileiras das salas de aula. “Trabalhamos muito fortemente na divulgação desse programa Federal que permitiu o acesso à milhões de brasileiros, e aqui em nosso região não é diferente. A Anaíndia é só um dos diversos casos que temos de alunos que se utilizam do FIES para conseguir iniciar sua formação superior”arrematou Rosângela.






 

Veja Também

11/10/2013
Institucional

nova-coordenadoria-da-unijipa-visa-para-relacionamento-com-o-academico

Reunião definiu os parâmetros da nova função Após reunião entre a Direção, coordenadores e corpo técnico, realizada no início do mês (2), foi decidido que a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) dará início às atividades da Coordenadoria de Relacionamento com o Discente. A nova coordenação tem como missão intermediar o relacionamento entre a instituição e o acadêmico. “Será uma equipe dedicada ao estudo e ao desenvolvimento de ações para consolidar o vínculo entre as pessoas e delas com a Unijipa, cujo foco principal é o acadêmico, suas dificuldades acadêmicas, financeiras, de adaptação, incertezas quanto às escolhas, ao futuro, suas...

07/09/2017
Graduação

Alunos participam de projeto "Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano"

Acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Farmácia, estão realizando um projeto de extensão, intitulado como “Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano”. Os alunos estão sendo supervisionados pelos professores: Prof.ª Drª. Fernanda Sanes; Prof. Dr. Ely Eduardo Camargo; Prof. Msc. Alexandre Zandonadi; Prof.ª Drª Thamy Ribeiro, Prof. Dr. Bruno Ueda e Profª Esp. Izabel TrecePermanente.   O projeto de extensão é complementar ao projeto “Farmácia Viva”, de Farmácia. A primeira etapa está em andamento, onde os acadêmicos...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem