Área Restrita

Conheça o ENADE 2015

02/03/2015
Notícias
Institucional




O Exame Nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) é o exame realizado todos os anos para avaliar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O Enade avalia anualmente os cursos de agronomia, biomedicina, enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, entre outros.


O ENADE foi criado em 2004 para avaliar os cursos e desta forma melhorar a qualidade dos cursos de ensino superior e todos os estudantes convocados devem fazer o exame do ENADE. Se não comparecerem podem sofrer penalidades, como não ter acesso ao histórico escolar, por exemplo.


A inscrição do ENADE é feita pela própria instituição de ensino, no caso, alguns alunos são selecionados e convocados e o nome do aluno selecionado aparece na página oficial do ENADE e também a instituição que o estudante está matriculado informará do fato de ter sido selecionado (a).


O ENADE é obrigatório para os cursos de graduação e que determina por lei o que estas instituições de ensino superior devem ter. No caso do ENADE 2015 quem vai passar por essa avaliação são os estudantes que estão no final do primeiro ano do curso de graduação e a data provável para acontecer é em 2 de agosto de 2015. A mesma data está marcada para os estudantes que estão no último ano e que já concluíram no mínimo 80% da carga horária da grade curricular do curso de graduação.


Também participam do ENADE 2015 os estudantes de cursos de tecnologia que tem carga horária de 2 mil horas e são avaliados os estudantes do final do primeiro ano do curso, ou seja, aqueles que concluíram entre 7% a 25% da carga horária do curso e também com mesma data dos demais estudantes de graduação. Também são avaliados os estudantes que estão no final do curso, ou seja, aqueles que já concluíram 75% da carga horária do curso.


Os resultados da avaliação do ENADE são usados para melhor avaliar a situação das instituições de ensino superior no Brasil e a melhor forma de melhorar o ensino superior ou tecnológico no Brasil.

 

Fonte: Site 2015 Tudo

 

 

Downloads

Calendário Acadêmico - FSP
Baixar
Manual do Estudante - FAPAN
Baixar
Calendário Acadêmico - FAPAN
Baixar
Manual do Estudante - FAP
Baixar
Calendário Acadêmico - FAP
Baixar
Manual do Estudante - FAMETA
Baixar
Calendário Acadêmico - FAMETA
Baixar
Manual do Estudante - FSP
Baixar
Calendário Acadêmico - UNIJIPA
Baixar
Manual do Estudante - UNIJIPA
Baixar

Veja Também

09/03/2012
Institucional

governo-recua-em-projeto-que-estabelece-igualdade-salarial

  O governo recuou da ideia de sancionar o projeto de lei que pune as empresas que pagarem salário menor para as mulheres contratadas para a mesma atividade realizada por empregados homens.   Na quarta-feira, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciaram a decisão de aprovar a proposta no plenário nesta quinta-feira, deixando tudo pronto para a presidente Dilma Rousseff sancioná-la na próxima terça-feira, no Senado, numa solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 8 de março.   O clima era outro nesta quinta-feira e, em vez de incluir a proposta na pauta de votações, Jucá assinou um...

01/07/2015
Graduação

UNIJIPA realizou mais uma edição do projeto “Dia Feliz”

No último dia 20 de junho, acadêmicos do curso de Psicologia (1º e 3º período), Enfermagem, Pedagogia e Administração estiveram envolvidos no planejamento e execução de mais uma edição do projeto “Dia Feliz”, através da parceira da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), Instituição Beneficente Casa da União e Projeto Harmonize. As atividades foram realizadas nas dependências do colégio Osvaldo Piana, no munício de Ji-Paraná.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem