Área Restrita

Plantão Gramatical vai na contramão da internet e tira 100 dúvidas por dia via telefone

22/04/2015
Notícias
Institucional

De crianças fazendo a lição de casa a magistrados no ambiente de trabalho. O Plantão Gramatical, administrado pelo Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos (Imparh), realizou cerca de 2,6 mil atendimentos nos 100 primeiros dias de 2015, de variados tipos de pessoas em Fortaleza.

 

Em tempos de avanço da tecnologia, basta digitar uma palavra no Google para verificar qual a escrita correta. Porém, há pessoas que não confiam tanto assim no serviço da internet e optam pela contramão disso, como relata a professora plantonista Lília Suassuna.

 

“É uma confusão muito presente que as pessoas fazem de achar que o Google é um fornecedor ilibado de respostas. É terra de ninguém, mesmo sendo um instrumento maravilhoso. Nosso serviço atua na área do uso da língua portuguesa e o uso não passa só pela ortografia”.

 

Um dos principais motivos de procura é o novo acordo ortográfico. Apesar de ter mudado menos de 1% das palavras do português usado no Brasil, as dúvidas existem em palavras bastante utilizadas, como ideia e assembleia. “Mas nosso forte é a construção de período. Pessoas no ambiente de trabalho fazendo texto de repente esbarram em alguma coisa. A gente dá muito assessoria nessa parte. Temos também o emprego do acento grave, regência e concordância”.

 

Desde 1980 em funcionamento, Lícia garante que há clientes tão antigos quanto o serviço. Alguns inclusive acompanham desde o início. São 35 anos com muitas dúvidas e muitas histórias engraçadas. “Tem gente que liga achando que é plantão fiscal. Em vez de tirar alguma dúvida da língua portuguesa, pergunta sobre Imposto de Renda”.

 

Também já houve reações curiosas. “Um dia uma senhora ligou e perguntou sobre José de Alencar. Usei na minha resposta a palavra esdrúxulo, no sentido de ser diferente. Mas ela ficou com muita raiva e desligou o telefone sem que eu explicasse”.

 

Funcionamento - De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o sistema funciona pelo telefone. Ao todo são sete professores plantonistas que se revezam no atendimento. Cada ligação tem em média duração de três a quatro minutos. O Plantão Gramatical recebe cerca de 100 ligações por dia. Para quem quiser tirar dúvidas, o número é (85) 3225-1979.

 

Fonte: UOL Educação

 

 

Downloads

dasdqwdqwdwqdq
Baixar

Veja Também

09/11/2011
Institucional

lancada-a-promocao-qindique-um-amigoq

Nos próximos dias estarão disponíveis as fichas de inscrição da campanha “Indique um Amigo”, a nova promoção realizada pelas cinco instituições de ensino superior geridas pelo Athenas Grupo Educacional (Faculdade do Pantanal – FAPAN, em Cáceres; Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA; Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Faculdade São Paulo – FSP, em Rolim de Moura e Faculdade Meta – Fameta, em Rio Branco).   A promoção consiste em pagar 50 reais por aluno calouro matriculado que tenha sido indicado por um veterano. Lembrando que é necessário que o aluno que fez a indicação esteja em dia com suas obrigações pedagógicas e financeiras na Instituição...

02/08/2012
Institucional

administracao-e-a-graduacao-com-mais-cursos-no-brasil-

Pedagogia, engenharias, Letras e Ciências Contábeis completam o topo da lista Administração é a área que mais possui cursos no Brasil: passou de 333 para 1.413 entre 1991 e 2012 (crescimento de 324,3%), segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Com isso, ultrapassou pedagogia, que liderava a lista -aparece agora na segunda posição (passou de 406 para 996, crescimento de 145,3%). Na terceira posição aparece engenharia (809 cursos), seguida de letras (692) e ciências contábeis (641). A área que teve a mais alta taxa de crescimento foi turismo (1.314%), que passou...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem