Área Restrita

MEC afirma que verba de 2015 para novos contratos do Fies está esgotada

05/05/2015
Notícias
Institucional

Renato Janine Ribeiro, disse na tarde desta segunda-feira (04) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fies

 

Nesta segunda-feira, Janine afirmou que não sabe o que irá acontecer sobre uma possível abertura do Fies para novos contratos. O ministro disse que "depende da disponibilidade orçamentária" e ressaltou que o ministério está trabalhando nisso, mas que não podem prometer algo que não possuem certeza.

 

O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, informou que a verba do Fies para novos contratos é de R$ 2,5 bilhões em 2015 e ressaltou que, mesmo com o ajuste fiscal, o Governo possui um compromisso com a educação.

 

O ministro da Educação afirmou ainda que a pasta integrará as plataformas dos programas do MEC para o acesso ao ensino superior. Ou seja, os estudantes terão de forma integrada três plataformas de processo seletivo: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Sobre os financiamentos pagos, Janine lembrou que há contratos em fase de retorno, que é quando o estudante, já formado, começa a pagar a dívida. "Os financiamentos já estão começando a ser pagos. O sistema se auto alimentará. À medida que os alunos que já se formaram forem pagando, esse recurso estará alimentando o pagamento de novos financiamentos. Provavelmente ainda haverá aporte da União de aporte novo para ampliar", explicou.

 

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse na tarde desta segunda-feira (04) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

Segundo ele, isso não impede de forma automática a abertura de uma segunda edição do programa para o segundo semestre deste ano. No entanto, ele explicou que, no caso de estudantes que não conseguiram se inscrever neste semestre seria "inútil" reabrir o período de inscrições.

 

O prazo, que encerrou no dia 30 de abril, causou muitas reclamações por parte de alunos. No dia 1º de maio, a Justiça Federal do Estado de Mato Grosso entrou na justiça pedindo a prorrogação da data de inscrição para novos contratos.

 

A liminar tem como justificativa os diversos problemas que os estudantes enfrentaram para efetuar o registro e conseguiu estender o prazo por tempo indeterminado.

 

No entanto, o sistema está fechado para novos contratos. Ao entrar no site é possível observar a frase "o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015". Aqueles que já possuem contratos, podem renová-los até o dia 29 de maio.

 

Fonte: Jovem Pan / UOL

 

 

Downloads

comp_unijipa6
Baixar
comp_unijipa7
Baixar
comp_fsp2
Baixar
comp_unijipa8
Baixar

Veja Também

26/04/2012
Institucional

unijipa-realiza-pedagogia-em-foco

 A coordenação e alunos de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), promoverão a partir das 19h de amanhã (26), no auditório da Representação de Ensino em Ji-Paraná (REN), o Pedagogia em Foco, evento já tradicional na instituição e é promovido desde o primeiro ano de funcionamento da UNIJIPA.   A coordenação e alunos de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), promoverão a partir das 19h de amanhã (26), no auditório da Representação de Ensino em Ji-Paraná (REN), o Pedagogia em Foco, evento já tradicional na instituição e é promovido desde o primeiro ano de funcionamento da UNIJIPA.   No cronograma do evento está a palestra...

13/04/2012
Institucional

projeto-de-brinquedoteca-ganha-adesao-da-comunidade

Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destaca graças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade.   Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destacagraças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade. As primeiras experiências com a ação foram realizadas...

19/05/2016
Graduação

UNIJIPA comemora o dia do Enfermeiro

No último dia 12 de maio, data em que se comemora anualmente O Dia do Profissional de Enfermagem, acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIJIPA prepararam uma homenagem para o corpo de professores do curso. Estiveram envolvidos na atividade, ocupando as dependências do Campus II, os docentes Miriam Gabriela Gomes da Silva, Carina Sena Padovan Ishida, Luciana Santana Martins, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, Cristiane Ferreira Silveira, Marcelo Erik Lopes, José Valter Ferreira dos Santos, e por fim, a Coordenadora do curso, Sônia Maria Ribeiro.

11/09/2017
Graduação

Alunos participam do II Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia

O II Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia, realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, teve como objetivo promover a capacitação por parte dos acadêmicos e profissionais, além de fornecer informações adicionais ao currículo. O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa e Educação de Rondônia (Iper), realizado no Hotel Maximus e na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa).    Durante os três dias da programação, estiveram presentes alunos de vários períodos de Farmácia e Enfermagem. No evento, ocorreram...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem