Área Restrita

Olimpíada de Matemática tem recorde de inscritos

03/06/2015
Notícias
Institucional

Começa nesta terça-feira (2) a aplicação das provas da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015. Com 47,582 inscritos, um recorde, os participantes, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99,48% dos municípios brasileiros. A estimativa é que 17,9 milhões de estudantes participem.

 

“Como é uma inscrição voluntária, isso mostra que essa atividade realmente está mantendo o seu vigor, apesar de ser uma atividade dirigida a uma disciplina que normalmente é considerada difícil, árida”, afirma o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

 

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 

Pelo menos 5% dos alunos com melhor pontuação são selecionados para a segunda fase. A segunda fase está marcada para o dia 12 de setembro.

 

O matemático premiado Artur Ávila disse que as Olimpíadas podem ser um atalho na descoberta de talentos para os números. “Pode demorar muito para avançar melhorando aos poucos a Educação Básica, então (a Olimpíada) é um atalho”, disse.

 

Os resultados da Obmep serão divulgados no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos, dos quais 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

 

A iniciativa é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Fonte: Revista Gestão Universitária

 

 

Downloads

fsp456
Baixar
fap412
Baixar
fapan216
Baixar

Veja Também

03/12/2013
Pós-Graduação

psicologia

Portaria nº 632 de 28 de Novembro de 2013. Publicada no Diário Oficial da União de 29 de novembro de 2013 Objetivos Duração: 10 semestres Carga Horária Total: 4000 horas Turno: Noturno Vagas: 60 Grau: Bacharelado em Psicologia Mensalidade: R$ 1060,00 (com desconto pontualidade R$ 848,00) Formar psicólogos com conhecimento científico e com capacidade de utilizá-lo em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos. O curso de Psicologia preparará o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar, organizacional,...

12/05/2016
Institucional

FHEMERON realizou cadastro de Medula Óssea na UNIJIPA

No último dia 10 de maio (terça-feira), de 19h às 22h, a a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (FHEMERON), em parceria com a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), realizou o cadastro de Medula Óssea com os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Administração e Pedagogia, além dos docentes Simone dos Santos França, Paulo Malick Musiau, Luci Vieira e Coordenadores Célia Maria Peres Galvão, Evaldo Arruda Pinto. Também participaram da ação os colaboradores Haylana Pinheiro Lôbo, Carinne Aléssio, Marlon Eduardo Dias Alves e Israel de Assis Pereira.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem