5 dicas para você mandar bem no ENEM 2016

04/11/2016

A hora está chegando. Você se preparou todo o esse tempo para esse fim de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro (sábado e domingo) por mais de 9.276.328 pessoas inscritas, sendo superior ao da edição de 2015, que teve 8.478.096 inscritos, mas ainda inferior ao recorde de 2014, que bateu 9,5 milhões. Tamanha procura se dá pelo fato do exame ser a porta de entrada para diversos programas do governo como Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Financiamento Estudantil (FIES). Nós, do Athenas Grupo Educacional, preparamos para você 5 dicas para mandar bem nos testes.

Faça escolhas balanceadas no almoço para não pesar na digestão, e por consequência, fugir da sonolência. Na hora da prova, é sempre bom ter água e evitar os doces com altos níveis de açúcar. Chocolate meio amargo é uma boa pedida, pois além de reduzir o estresse, não irá te sobrecarregar de açúcar.

O ideal é não perder tempo com as questões difíceis primeiro. Faça uma leitura completa e atenciosa da prova, e opte por resolver as questões que você tem mais domínio. Você irá se desgastar menos durante esse primeiro momento, reservando energia e concentração para encarar as questões mais complicadas.

É muito importante que você tenha noção do tempo que leva para preencher o cartão de resposta, que não deve ser respondido com pressa, e ao mesmo tempo, não perca muito tempo desempenhando essa função. Pesquisas recentes apontam que o tempo médio de preenchimento orbita entre 20 e 30 minutos.

Leia o tema da redação antes de fazer qualquer coisa, e durante a resolução das questões, o seu cérebro terá o tempo necessário para já ir desenvolvendo algumas ideias e trilhando o caminho pelo qual você irá escrever o texto. É muito mais fácil escrever quando as ideias e os conceitos já estão, minimamente, pré-definidos na cabeça.

Quanto mais vai chegando a data da prova, mais difícil é ficar em paz. Por mais que se pense ao contrário, estudar em cima da hora não ajuda. Esse é justamente o momento onde você deve reservar um tempo ir diminuindo os estudos, executar alguma atividade leve e procurar dormir o mais cedo possível. Esse processo ajuda a massificar a informação que você já vem coletando durante a jornada de estudos até os momentos mais próximos do ENEM.

Com essas dicas, garantimos pra você que será bem mais tranquilo realizar o ENEM 2016. Lembrando que os candidatos ao ENEM que se inscreveram no Vestibular Athenas 2017 podem usar a nota do exame para ingressar em uma das 5 faculdades do grupo. As inscrições são gratuitas para as provas do dia 13/11. Bom ENEM para todos(as)!