Área Restrita

CPA - Comissão Própria de Avaliação

05/05/2011
Notícias
Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída pela Direção Geral da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, com base na Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é responsável pela elaboração, implementação e condução do plano de trabalho de auto-avaliação, visando identificar o perfil e o significado da atuação da Faculdade na região de Ji-Paraná de modo a promover a melhoria da qualidade de educação superior.

Tais orientações e instrumentos propostos para a auto-avaliação fundamentam-se, na Lei de Diretrizes e Bases (9.394, de 20.12.96), nas Diretrizes Curriculares de cada curso oferecido pela IES, no Decreto nº 3.860/2001, e, especialmente, na Lei nº 10.861/2004.


Membros:

Raquel de Matos Lima Bento

Coordenadora da CPA

Raquel de Lima Oliveira Herculano

Representante do Corpo Técnico Administrativo

Leandro Tupan

Representante do Corpo Discente

Alexandre Dartiballi

Representante Sociedade Civil Organizada

 

Avaliação Institucional

A avaliação institucional, conduzida pela CPA, tem por principais objetivos, discutir o sentido do conjunto de atividades e finalidades a que se propõe a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. Tem ainda o objetivo de identificar e apontar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, além de tornar mais efetiva a vinculação da faculdade junto à comunidade e prestar contas de suas ações à sociedade.
A avaliação institucional é participativa, crítica e transformadora e toda comunidade acadêmica, (estudantes, professores, técnicos e comunidade externa) participam do processo respondendo a questionários, comparecendo a seminários, dando sugestões e compondo grupos de debates.

Neste processo são considerados: o ambiente externo, partindo do contexto no setor educacional, tendências, riscos e oportunidades para a organização, e o ambiente interno, incluindo a análise de todas as estruturas da oferta e da demanda. Os resultados obtidos são aplicados para a revisão das ações e atividades da Instituição, tanto acadêmicas quanto administrativas.

A avaliação institucional retrata o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná oferece para a sociedade. Confirma também, a sua responsabilidade em relação à oferta de educação superior.

Veja Também

13/04/2012
Institucional

projeto-de-brinquedoteca-ganha-adesao-da-comunidade

Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destaca graças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade.   Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destacagraças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade. As primeiras experiências com a ação foram realizadas...

21/05/2018
Graduação

Alunos de Engenharia Ambiental participam de aula com a aplicação de TBL

Na última sexta-feira (18), os acadêmicos do 4° e 5° período de Engenharia Ambiental participaram de uma aula diferente da disciplina de Química Ambiental, ministrada pelo Prof. Esp. Diego Teotônio Gomes. Na ocasião, o professor aplicou a metodologia TBL, abreviação de Team Based Learning. “O TBL foi realizado de forma a motivar os alunos pelo estudo da química, bem como a importância dos conhecimentos de descontaminação de metais pesados no ambiente e ainda a contextualização com a prática profissional”, explicou o Prof. Diego Teotônio.   Para quem ainda...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem