Área Restrita

Professores e coordenadores de faculdades recebem capacitação em Ji-Paraná

17/04/2012
Notícias
Institucional

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

 

 

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu altcoordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

 

O palestrante traz como diferencial o fato de que ele próprio é elaborador de questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que é o principal instrumento do Ministério da Educação para avaliação dos cursos de graduação e as instituições de ensino superior.

 

Com mais de 30 professores universitários representando as cinco unidade do Athenas Grupo Educacional – Unijipa, Faculdade São Paulo (Rolim de Moura), Faculdade de Pimenta Bueno, Faculdade Meta (Rio Branco/AC) e Faculdade do Pantanal (Cáceres/MT) – o professor convidado pautou o encontro com a proposta de que as avaliações das instituições fossem, gradativamente, elaboradas no mesmo padrão das questões do Enade.

 

De acordo com Ronan Machado, essa proposta é válida porque desta maneira “padroniza-se o método de avaliação dadas em sala àquele que será aplicado ao final da graduação, pelo Enade. Isso é importante porque é importante tanto para alunos quanto para instituição porque a avaliação do MEC, através do Enade, é de grande importância tanto pro futuro da instituição quanto para o reconhecimento do profissional formado por ela”.

 

Rosângela Aparecida, diretora pedagógica do Athenas Grupo Educacional, explica que a ação do Grupo se justifica porque a avaliação das graduações é uma constante no dia-a-dia das faculdades. “As avaliações do MEC já são parte do nosso calendário, e isso é muito positivo porque garante à população que as instituições possuem um controle de qualidade. Preparar nossos professores para elaboração de provas nos moldes do Enade é adaptar-se à esta realidade, porém, é óbvio que apenas o modelo das questões não basta. O conteúdo ainda é parte fundamental, e nesse sentido também temos atuado positivamente, cobrando mais e mais de nossos professores”, finaliza.

 

 

O ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares.

 

Seus resultados são ordenados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

 

 

alt

Veja Também

15/08/2012
Pós-Graduação

direito-previdenciario-e-trabalhista

Objetivos do Curso: Capacitar o profissional como um todo, com noções do Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário. Direcionar o profissional ao alcance de seus objetivos, ensinando técnicas de como se portar frente às mais diversas situações que encontrará no decorrer de sua carreira. O curso permite ao especialista ampliar suas possibilidades no mercado profissional.  Público Alvo: Bacharéis em Direito, advogados, procuradores, magistrados, membros do Ministério Público, diretores de departamentos jurídicos e demais graduados que tenham interesse sobre nas áreas do direito previdenciário e trabalhista.     Teoria Geral de Direito...

20/05/2013
Institucional

20-de-maio-dia-da-pedagogia

Por Luciano Menezes, Departamento Pedagógico do Athenas Grupo Educacional Ser pedagogo é uma profissão fundamental em várias instancia e segmentos da sociedade. Por vezes, porém não é valorizada por um plano político educacional em nosso país. Hoje registramos e felicitamos o dia do pedagogo. A profissão de ser pedagogo que vincula a arte e a beleza do ensino aprendizagem para todos os envolvidos da educação. A letra “P” de professor, pedagogo, profeta, pai, pátria, participação... pão, produção. Sim! Aquele que ajuda a produzir o pão de cada dia para nossa necessidade. A palavra companheiro significa aquele que compartilha o pão. O pedagogo, podemos...

03/04/2012
Institucional

historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado

  Os números refletem a penetração desse tipo de história em públicos de diversas faixas etárias   Os números refletem a penetração desse tipo de história em públicos de diversas faixas etárias  As histórias em quadrinhos são lidas por 30% dos leitores do País, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 e divulgada nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O dado representa um aumento em relação a 2007, quando eram 22%. As HQs ficam à frente até mesmo de textos escolares, de internet e de livros digitais, abaixo apenas de revistas, livros, jornais e livros didáticos em número de leitores. O estudo...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem