Área Restrita

Lei declara Paulo Freire patrono da educação brasileira

31/05/2012
Notícias
Institucional

Educador é referência unânime para pedagogos e professores contemporâneos.

Foi publicada no "Diário Oficial da União" a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. A lei é assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído (confira no vídeo acima programa Globo Ciência sobre a vida e obra de Paulo Freire).

Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.


Fonte: Agência Brasil

Veja Também

05/04/2018
Graduação

Primeira etapa do Projeto Rumo ao Vestibular é realizada em escola estadual

Na última quarta-feira (04), a acadêmica do 9º período de Psicologia, Francisca Daiane da Silva Santos, aplicou testes de Orientação Vocacional aos alunos do 3º ano da E.E.E.F.M. Alejandro Yague Mayor. Essa é a primeira etapa do projeto “Rumo ao Vestibular”, que já existe há dois anos. A segunda etapa será no campus da Unijipa, onde os estudantes da escola Alejandro Yague Major irão receber os resultados dos testes e farão um tour pela faculdade. Conhecendo mais sobre todos os cursos, laboratórios, auditório, biblioteca e etc.   Além da acadêmica Francisca,...

17/10/2013
Institucional

diretora-e-coordenadora-da-unijipa-participam-de-lancamento-de-campanha

Prefeitura de Ji-Paraná lançou campanha de Recenseamento Educacional. Diretores das escolas municipais e estaduais de Ji-Paraná, Educadores, autoridades educacionais e imprensa participaram na manhã da última quinta-feira (10) do lançamento da Campanha “Recenseamento Educacional”, pela Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Realizado no auditório da SEMED, o encontro teve como objetivo lançar a campanha que realizará um levantamento de dados estatístico-educacionais em toda cidade, sendo um instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: o Ensino Regular (que...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem