Área Restrita

Enade registra abstenção de 20,1% em todo o país

27/11/2012
Notícias
Institucional

Ao todo, quase 470 mil estudantes realizaram a prova

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado domingo (25), registrou abstenção de 20,1% dos alunos. Em todo país, participaram 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 118.056 alunos faltaram à prova.

Neste ano, foram avaliados concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também passam pela avaliação. As áreas analisadas mudam a cada ano.

O curso com maior índice de abstenção foi o de tecnologia em marketing, com 31%. Psicologia teve o menor número de faltosos: 11,2%. Em seguida, vieram os cursos de direito e secretariado executivo, ambos com 15,4% de alunos ausentes.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame, as provas foram realizadas com tranquilidade em todo o Brasil.

Campo Grande registrou a única ocorrência: faltou luz na Universidade Anhanguera (Uniderp) na hora da prova. Dos estudantes inscritos no local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados do exame. Segundo o Inep, nesse caso, a assinatura da lista de presença garante aos alunos o recebimento do diploma. O Enade é um componente curricular da graduação, por isso, quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau.

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai analisar todos os casos de estudantes que faltaram ao exame e que, por isso, estão em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma. O aluno que se encontra nessa situação deve procurar a coordenação de seu curso para poder regularizar sua situação.

Veja Também

17/06/2016
Graduação

Começou a divulgação do 9° Arraiá da UNIJIPA

No período de 06 até 24 junho está acontecendo a divulgação street da 9ª ação do Arraiá da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, utilizando os materiais gráficos criados pelo Setor de Comunicação do Athenas Grupo Educacional (SECOM). A força tarefa de divulgação foi composta por todos os acadêmicos dos cursos oferecidos pela faculdade, através dos trabalhos da Empresa Júnior. Estão sendo feitos Pit Stops nos Campus I e II da faculdade, na Avenida Marechal Rondon e panfletagem nas feiras municipais. O 9º Arraiá da UNIJIPA acontecerá no dia 25 de junho, às 19h, no Campus II da instituição.

07/07/2011
Institucional

infraestrutura

A UNIJIPA, assim como todas as unidades do Athenas Grupo Educacional, oferece uma infraestrutura de primeira qualidade para o aprendizado de seus alunos, desta forma, satisfazendo as necessidades dos alunos tanto dentro do ambiente das salas de aula, quanto nos setores de atendimento ao aluno. As áreas destinadas ao pátio e espaços de convivência também foram pensados para propiciar maior conforto aos acadêmicos. Todas as salas de aulas da instituição são climatizadas, informatizadas e possuem um data-show a disposição do professor, sendo o conforto do aluno dentro da instituição um quesito fundamental em todas as ações estruturais promovidas pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. Essa...

22/02/2013
Institucional

i-trote-solidario-da-unijipa-consegue-quase-90-bolsas-de-sangue

  Campanha de doação foi realizada em parceria com a Fundação Hemeron   Na última terça (19) e quarta-feira (20), acadêmicos e funcionários da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), participaram do I Trote Solidário promovido através de parceria firmada entre a instituição e a Fundação Hemeron (Fhemeron), que teve como objetivo realizar doações de sangue e coleta de material para registro de doadores de medula óssea, sendo que, nos dois dias de coleta foram doadas 86 bolsas de sangue e 49 cadastros no banco de medula. De acordo com Prof. Rosângela Aparecida Silva, diretora da Unijipa, a iniciativa partiu da própria instituição, que tinha o interesse...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem