Área Restrita

Número de financiamentos estudantis pelo Fies aumentou 140% em 2012

05/02/2013
Notícias
Institucional

 

Foram mais de 368 mil novos financiamentos apenas no último ano

 

O número de contratos firmados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mais do que dobrou em 2012 em relação a 2011, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a pasta, em 2012 foram 368 mil novos financiamentos, enquanto em 2011, foram firmados 153 mil novos contratos, o que representa um aumento de 140%.

O Fies permite ao universitário financiar de 50% a 100% das mensalidades de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais. Os juros são 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento começa 18 meses após a formatura. Durante o curso, o estudante paga, a cada trimestre, o valor máximo de R$ 50, referente a juros incidente sobre o financiamento.

Em novembro do ano passado, por meio de medida provisória, o programa recebeu um repasse de R$ 1,683 bilhão a mais para oferecer em crédito a estudantes que queiram ingressar em universidades particulares.

O Fies substituiu o Programa de Crédito Educativo em 1999 e financia o ingresso de estudantes em cursos de graduação de faculdades particulares com nota igual ou maior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os candidatos ao benefício devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes com renda familiar mensal bruta maior que 20 salários mínimos ou comprometimento menor que 20% dessa renda com educação não podem participar.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja Também

13/01/2015
Institucional

Ministro da Educação anuncia oficialmente os resultados do Enem 2014.

Em coletiva de imprensa oficial realizada na tarde dessa terça-feira (13), o Ministro da Educação, Cid Gomes e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares, divulgaram os resultados médios do Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado em 2014. Aproximadamente 6,2 milhões de pessoas participaram do processo. De acordo com as competências, as médias dos inscritos foram: Ciências Humanas (546,5), Ciências da Natureza (482,2), Linguagens e Códigos (507,9) e Matemática (473,5).

25/04/2013
Institucional

a-era-do-contador

  Por algumas décadas o contador foi visto como um "mal necessário".   Após a Era Industrial, marcada pelos destaques da eficiência e da produtividade, a transição para o novo milênio veio com novos conceitos, novos paradigmas, e a chamada "Era do Conhecimento" em que vivemos atualmente valoriza a criatividade e o poder da informação. Inserido neste contexto está o empresário e profissional contábil, cujo papel tem sido evidenciado na última década exatamente por se adequar perfeitamente às novas necessidades da sociedade. Considerada por muitos como a Linguagem Universal dos Negócios, a Contabilidade tem se mostrado e sido mais facilmente percebida como um...

17/04/2012
Institucional

professores-e-coordenadores-de-faculdades-recebem-capacitacao-em-ji-parana

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.     A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.   O palestrante traz como diferencial o fato de que ele próprio é elaborador de questões do...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem